Você sabe o que significa estar inflamado? Sabe porque aumentou o número de pessoas inflamadas? Nesse artigo vou te explicar essas questões.
A inflamação é uma resposta do organismo frente à uma agressão. Essa agressão pode vir de agentes físicos (cortes, contusões e queimaduras), químicos (agentes irritantes e corrosivos) e biológicos (infecções em geral). Ou seja: quando nos expomos a uma dessas situações o organismo sinaliza o sistema imunológico de quem tem algo que precisa ser expulso do nosso corpo e esse movimento do sistema imunológico gera a resposta inflamatório.
Existe também a inflamação crônica subclínica e é sobre essa que eu desejo falar de forma mais profunda pois é esse tipo de inflamação que gera consequências muito sérias para nossa saúde.
A inflamação crônica é silenciosa. E seus sintomas são variados. Por isso é difícil ter um diagnóstico claro. Levamos a vida normalmente com alguns desconfortos que vão variando a intensidade conforme a vida vai passando e nos acostumamos com eles. O grande problema é que a inflamação crônica está relacionada diretamente com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e doenças auto imune.
Isso ocorre porque a inflamação crônica é responsável por gerar citocinas pró inflamatórias – proteínas capazes de desencadear reações no sistema imunológico que podem danificar qualquer órgão do corpo humano.
Os processos inflamatórios crônicos, em grande parte se iniciam no intestino. E isso significa que o que comemos e da forma que comemos tem relação direta com isso. O consumo elevado de alimentos alergênicos, irritantes de mucosa intestinal e inflamatórios fazem com que o intestino fique mais irritado e permeável, permitindo assim que conteúdo impróprio chegue até nossa corrente sanguínea “ativando” o sistema inflamatório.
Alimentos fonte de glúten e produtos lácteos costumam ser os alimentos com maior potencial alergênico. Para saber mais sobre informações sobre sensibilidade ao gluten, clique aqui.
Abaixo segue uma imagem para mostrar a diferença de um intestino “fechadinho” e de um intestino permeável:
Para saber se você está inflamado é necessário fazer uma consulta detalhada com uma boa nutricionista e em alguns caso com médico que trabalhe com medicina integrativa ou um gastro atualizado. Para conhecer um pouco mais sobre meu trabalho clique aqui.
Porém é importante que você saiba quais os principais sinais de inflamação:
- Intestino e função intestinal alteradas.
Não basta fazer coco todos os dias. Tem que observar textura, volume, cor, se fazemos força ou não para evacuar, se temos distensão abdominal ou não. O adequado é que não precisemos fazer esforço e as fezes saiam de uma cor marrom, inteiras e no formato de uma banana.
2. Baixa Energia ao longo do dia
Por gastar muita energia tentando expulsar corpos estranhos do nosso organismo é normal ter baixa energia e muita fadiga. Se você tem dormido um número adequado de horas e está com a rotina tranquila e se sente muito cansado, é bacana observar os outros sintomas e como está sua alimentação
3. Pele, unhas e cabelos com alterações
Como a permeabilidade do intestino fica prejudicada é normal ter alteração na absorção de nutrientes, o que gera unhas quebradiças, cabelos fracos e com queda, pele com acne e outras alterações.
4. Corpo pesado e inchado
A retenção de líquidos é um dos sintomas de processo inflamatório. A obesidade também tem relação com a inflamação e é uma via de mão dupla: a obesidade aumenta a inflamação mas a inflamação também aumenta o risco de obesidade. Explico esse processo um pouco melhor nesse vídeo.
5. Alterações de humor: melancolia, tristeza, irritação.
O intestino é considerado nosso segundo cérebro pois muitos neurotransmissores são produzidos lá, inclusive a serotonina, responsável pela sensação de prazer e alegria. Mesmo tendo tendo um sistema nervoso autônomo ele se comunica com o sistema nervoso central, ou seja, está tudo ligado: se eu estou com as minhas emoções afetadas elas interferem no meu intestino e seu estou com o intestino inflamado tenho interferência nas minhas emoções.
Esses são somente alguns sintomas dos processos inflamatórios crônicos e não adianta querer tratar com remédio. Esse tipo de inflamação está ligada diretamente ao nosso estilo de vida principalmente à qualidade alimentar e à forma que lidamos com o estresse.
Compreender que seu tratamento é uma mudança de estilo de vida é fundamental para ter uma vida mais saudável, com qualidade e feliz!
Com carinho,
Fernanda Giacomo
Nutricionista – CRN3 13525
Caso queira saber um pouco mais sobre os sintomas relacionados à inflamação, existe um questionário chamado Rastreamento Metabólico onde você pode ter uma pouco mais de clareza sobre como você está. Para baixar o questionário clique aqui.