Comportamento de manada é um termo usado para descrever situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada. Também é possível ver esse tipo de comportamento em pessoas quando se envolvem em tumultos, manifestações, eventos esportivos ou religiosos ou quando é necessário tomarmos decisões e manifestarmos nossas opiniões.
Nós seres humanos esse comportamento é muito comum pois existe um medo de não sermos aceitos na sociedade, num grupo. Por esse motivo agimos como eles sem nenhum tipo de questionamento.
COMPORTAMENTO DE MANADA É BOM OU RUIM?
Esse comportamento, apesar de ninguém querer assumir que, em algum momento da vida fez ou ainda faz, tem seu lado bom e ruim. Em algumas situações pode salvar nossas vidas mas em outras pode fazer com que não façamos coisas que sejam importantes para nós só porque não estão alinhadas com o nosso grupo / sociedade.
QUAL A INTERFERÊNCIA DO COMPORTAMENTO DE MANADA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR?
Como nutricionista, vejo que a forma como as pessoas se alimentam e desejam que seus corpos fiquem, estão muito relacionadas com o comportamento de manada. Quer ver um exemplo: a batata doce. É super comum o pessoal que gosta de pegar mais pesado como os bodybuilders usem a batata doce como fonte de carboidrato principal pois absorve de forma lenta e tem um índice inflamatório muito baixo. Costumo atender algumas pessoas ou tirar algumas dúvidas nas redes sociais de gente achando que, já que esse público consome bastante batata doce e são fortes, então a batata doce aumenta os músculos. E bora sem entupir de batata doce achando que os músculos simplesmente vão começar “a brotar” por causa da ingestão desse alimento.
Isso vale também para o emagrecimento: simplesmente começaram a colocar o arroz e feijão como alguns dos vilões do emagrecimento. As pessoas cortam esses alimentos da rotina alimentar, mas continuam comendo bolachinhas, torradinhas, docinhos durante o dia e, à noite, pela falta de planejamento, pizza, lanches, entre outros. Ela simplesmente corta porque ouviu dizer que engorda mas não se questionou sobre o restante do contexto alimentar.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER QUANDO FALAMOS DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR
Quando falamos de alimentação e saúde, sabemos que todos os dias existem novas pesquisas que descobrem coisas surpreendentes sobre os alimentos. Porém é sempre importante avaliar se todas essas descobertas se aplicam a você! Assim como se a nova dieta da moda ou o treino e alimentação da amiga ou da mocinha do Instagram que você acompanha também se aplica a você.
É por esse motivo que grande parte das tentativas de emagrecimento baseadas em protocolos e métodos padrões e engessados não resolvem o problema das pessoas que precisam emagrecer e se manter magras. Pelo simples fato das estratégias não terem sido desenvolvidas para aquela pessoa.
Antes de desenvolver um plano alimentar para um cliente eu preciso saber da história dele com a comida. Qual a relação que ele tem com os alimentos e qual a importância do hábito de se alimentar tem na vida dele. Isso me ajuda a entender o porquê essa pessoa está acima do peso e onde se encontra a dificuldade em se manter magra. Na verdade eu gosto de montar o plano alimentar junto com a pessoa. Incluindo alimentos que gosta e que sejam viáveis para incluir na sua rotina. Não tem nada que justifique eu “empurrar” determinados alimentos que a pessoa não gosta ou que não sejam acessíveis para ela só porque é “super saudável”. Faz sentido, não faz?
COMO SAIR DESSA?
Se você percebe que se tornou vítima do sentimento de manada, a primeira coisa que tem que se perguntar é: “Porque começou a fazer isso”. Avalie qual o sentido que seguir esse grupo ou essas regras têm na sua vida e procure identificar como gostaria de sentir em relação ao seu corpo e à forma como se alimenta e o porquê.
Entendendo essa necessidade você vai descobrindo qual é a sua essência e entender qual o seu ritmo. Você pode até continuar seguindo alguns grupos, porque, de certa forma, sentir-se incluído é algo bom, porém, com esse autoconhecimento, você irá procurar pessoas, grupos, que tenham os mesmos valores que você. Mesmo assim, lembre-se sempre: mesmo fazendo parte de um grupo, mantenha seu auto respeito tanto às suas opiniões, quanto ao seu corpo, sua educação e cultura, enfim… se respeite. Sempre.
Com carinho,
Fernanda Giacomo
-
Para saber informações sobre consulta presencial (Campinas – SP) ou online (qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet), acesse essa página.
-
Quer saber como ter atitudes que vão te ajudar a emagrecer? Conheça o meu curso 100% online Atitudes que Emagrecem.
-
Saiba quais são e como lidar com os Sabotadores do Emagrecimento Feminino através do meu e-book gratuito.
-
Se você quer uma ferramenta para identificar como está sua relação com a comida, conheça o meu Planner de Alimentação Saudável, disponível gratuitamente.