ansiedade em comer certo

A ANSIEDADE EM COMER CERTO PODE ATRAPALHAR O EMAGRECIMENTO

A ansiedade está sendo considerada um dos males do século. Com causas variadas e com inúmeros efeitos colaterais como medo, angústia tensão e preocupação, a ansiedade tem acometido pessoas cada vez mais jovens. Ansiedade está relacionada com o excesso de sentimentos ruins.

 

Certa vez ouvi uma frase dizendo que a ansiedade é o excesso de futuro em nossa vida. Para mim essa frase faz um sentido enorme. Excesso de pensamentos: pensando em possibilidades e situações que ainda nem aconteceram, pensando em soluções de problemas que ainda não existem ou em metas desejadas e já acreditando que não possam ser atingidas, enfim… uma canseira total!

 

Quando recebo pessoas com o objetivo de emagrecimento ou qualquer objetivo que seja necessário uma mudança de hábito e postura é comum que parte delas fique ansiosa em querer fazer tudo certinho. Algumas ficam ansiosas pelo medo de não conseguir comer certo.

Para alguns não faz sentido esse sofrimento mas ele existe: pessoas que se preocupam em não conseguir se controlar em situações sociais ou em fins de semana… alguns ficam desesperados quando começa a chegar o mês de dezembro por causa das confraternizações de final de ano. Um verdadeiro terrorismo nutricional! Para saber mais sobre o que se trata o termo Terrorismo Nutricional clique aqui.

O receio de não conseguir “comer certo” e fracassar no seu objetivo é tão grande que gera uma ansiedade absurda e que, normalmente, acaba sendo descontada na própria comida.
Outro ponto interessante é que a ansiedade crônica pode aumentar os níveis de cortisol, hormônio do estresse, em nosso organismo. O excesso de cortisol aumenta a produção de insulina o que pode levar o aumento de formação de gordura corporal. Ou seja: se seu objetivo é emagrecer, ficar estressado não é algo interessante.

AFINAL… O QUE É COMER CERTO?

Quando pergunto para a pessoa o que é “comer certo” muitas vezes ela não sabe me explicar. Ou muitas vezes coloca informações que leu ou ouviu, mas que estão fora de sua realidade. Agora eu te pergunto: Qual a referência do Comer Certo? O que é Comer Certo? Para mim, como nutricionista, o “Comer Certo” vai além do que colocamos no prato ou de como preparamos determinado alimento. Pra mim o “Comer Certo” tem relação primeiramente em como lidamos com a comida. Qual a fome que me leva a escolher determinado alimento? É a fome física? Ou a fome da alma? Para saber mais sobre os tipos de fome clique aqui.

 

Outro ponto importante: eu consigo observar os sinais do meu corpo e compreender o que ele está precisando? Por exemplo: Algumas pessoas se adaptam melhor com uma alimentação com um pouco mais de proteínas e outras sente mais necessidade de carboidratos.

Se você quiser ler mais sobre como é uma refeição considerada equilibrada clique aqui.

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE EM COMER CERTO

Como nutricionista tenho que levar essas características individuais ao elaborar minha estratégia e conduta alimentar para um cliente. Para algumas pessoas que tiveram a educação alimentar muito ruim baseada em alimentos gordurosos e baixa oferta de vegetais e frutas o “comer certo”, para ela pode ser simplesmente mudar essa referência e saber como incluir alimentos que não foi acostumada a ingerir durante um período da sua vida.

 

Todo processo de reeducação alimentar tem que respeitar as limitações, crenças e cultura do cliente. Também tem que ser avaliado o ponto inicial que esse cliente se encontra pra que a mudança de hábito seja concretizada. Atendo pessoas que já estão prontas e dispostas a mudar e o processo é muito mais fácil. Outras pessoas vêm até o consultório, pois precisam mudar, por questões de saúde principalmente, mas ainda não estão prontas para isso.
Alguns já conseguem seguir um plano alimentar com mais variedade e estão dispostos a investir um pouco mais de tempo na aquisição e preparo de alimentos saudáveis. Outros precisam de um tempo maior para tal mudança e as adequações devem ser feitas devagar. Para compreender como o atendimento baseado na nutrição comportamental clique aqui.

Talvez tenha mais resistência a abrir mão de alguns alimentos e de incluir outros. Portanto o comer certo pode variar de pessoa para pessoa. O importante é que as mudanças propostas sejam feitas num ritmo confortável para esse cliente para que nível de ansiedade seja controlado. Se você já fez esse questionamento e acha que tem que “Comer Certo” te convido a fazer uma reflexão sobre o que exatamente você acredita que precisa mudar, mas de acordo com suas referências. Evite se comparar com outras pessoas, sobre o que elas fazem e que você julga
certo.  Você pode se surpreender com suas respostas!

Com carinho,

 

Fernanda Giacomo
Nutricionista Comportamental (CRN3 13525)
Analista Corporal
Advanced Coach Practitioner  com especialização em Lifestyle Design
Gestora de Programas de Qualidade de Vida

Related Posts

Deixe um comentário

Importante:  usamos cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes para fins de publicidade e direcionamento de anúncios. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Open chat