saúde intestinal e imunidade

SAÚDE INTESTINAL E IMUNIDADE

Se você acha que o intestino serve somente para separar dos alimentos os nutrientes daquilo que deve ser descartado pelo nosso organismo, você está muito enganado. Saiba que muitas doenças começam no intestino, de doenças auto imune à depressão, e a saúde intestinal é fundamental para nossa saúde integral, principalmente no fortalecimento da nossa imunidade.

INTESTINO: BARREIRA QUE PROTEGE O NOSSO CORPO

 

De uma forma muito simples irei explicar a relação entre saúde intestinal e imunidade. 

Além de absorver os nutrientes para nosso organismo o intestino funciona como o muro de proteção. Por esse muro só devem passar as substâncias úteis para nosso organismo. O que não é útil ou nocivo deve ser descartado.

 

Esse muro tem como se fosse passagens estreitas e específicas (tig junctions) que reconhecem os nutrientes que precisamos.Além disso possui uma estrutura, uma mucosa protetora que tem é impermeabilizante e nessa mucosa protetora estão fixados as bactérias probióticas (bactérias boas), que funcionam como nossos soldadinhos de defesa. 

 

Sendo assim, quando recebemos em nosso corpo algum agente estranho que pode ser desde um vírus, bactéria ou fungo até alimentos mal digeridos, nosso corpo reage de uma forma à expulsar esse corpo estranho e não deixar que seja absorvido pelo nosso organismo. Esse é o funcionamento esperado do nosso intestino.

 

O QUE CAUSA ALTERAÇÃO NESSA FUNÇÃO INTESTINAL?

 

Os problemas começam a acontecer quando essa funcionalidade é comprometida.  As bactérias boas começam a ter a quantidade reduzida e as bactérias patogênicas (ruins) passam a representar a maior parte dos microorganismos intestinais.As tig junctions começam a ficar mais “frouxas” liberando para nossa corrente sanguínea conteúdo que não deveriam assim como a  mucosa impermeabilizante já começa a funcionar tão bem favorecendo a absorção de conteúdo indevido.

Chamamos esse fenômeno de intestino permeável ou de permeabilidade intestinal.

 

O QUE CAUSA A PERMEABILIDADE?

Vários motivos podem levar à permeabilidade intestinal mas os principais fatores são: uso de antibióticos por longos períodos, inibidores de bomba de prótons (os famosos “prazóis”) uso de consumo de bebidas alcoólicas, alimentação rica em frituras, açúcar e alimentos industrializados, consumo elevado de alimentos alergênicos como farinha de trigo e derivados do leite, má digestão, estresse excessivo.

Recentemente gravei um vídeo super interessante sobre Os 5 sinais de sensibilidade ao glúten, uma das substâncias que mais prejudica a saúde intestino. Você pode assistir o vídeo nesse link.

 

COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO AGE

O sistema imunológico foi preparado para funcionar mediante à sinalização de que algum corpo estranho está presente em nosso organismo. Quando um intestino fica permeável e começa a permitir que outras substâncias além dos nutrientes passem para nossa corrente sanguínea significa que substâncias estranhas estão em nosso organismo. E é aí que nosso sistema imunológico é ativado. Para expulsar essa substância que não deveria estar lá.

 

Esse processo é diferente de quando pegamos uma gripe ou uma intoxicação alimentar. Nesse caso estamos falando de algo pontual. Vamos ficar debilitados mas o organismo tem um tempo para se recuperar. 

 

Quando nosso sistema imunológico é ativado devido um processo de permeabilidade intestinal significa que ele não está conseguindo cumprir sua função de forma sistemática. Ou seja: a entrada de corpos estranhos em nosso organismo será regular. Mas como assim? Vou dar um exemplo. 

 

Nós comemos todos os dias, não comemos? Imagina que você sofre de má digestão há muito tempo e faz uso de algum prazol para ajudar nesse desconforto. Além disso costuma consumir com regularidade refrigerantes e alimentos de pacotinhos e faz cara feia pra verduras e frutas. E pra finalizar adora dar uma extrapolada do álcool no fim de semana, afinal sua semana é super estressante e você merece! Só pra relaxar!.

 

Esse cenário mostra que a exposição à fatores que causam a permeabilidade são diários. Diferente de quando pegamos uma gripe que o corpo tem o contato com o vírus, ativa sistema imunológico, ele expulsa esse vírus e nos recuperamos depois de alguns dias, no exemplo que dei nosso corpo é submetido à substâncias “estranhas” à ele todos os dias! 

É como se o sistema imunológico funcionasse sem descanso.

 

CONSEQUÊNCIAS PARA NOSSA SAÚDE

O grande problema dessa exposição constante é que chega uma hora em que o sistema imune começa a falhar. Ela passa a não dar conta de nos defender de situações básicas do dia a dia. Além do risco de desenvolvimento de doenças crônicas e doenças auto imune.

 

COMO FORTALECER NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Acredito que com a explicação da relação entre intestino e imunidade tenha caído a ficha de que só vitamina C não resolve quando queremos fortalecer nosso sistema imunológico.

 

Fortalecer a imunidade requer que várias ações em conjunto e realizadas de forma consistente sejam feitas. Escrevi o e-book gratuito sobre nutrição e imunidade e caso tenha interesse e baixá-lo é só clicar aqui.

 

Se você acha que são muitas ações e quer escolher uma para priorizar sugiro que comece pelo resgate da sua saúde intestinal. Como a melhora desse sistema você verá que outras queixas irá melhorar também e uma coisa vai puxando a outra.

 

Se você se identificou com esse quadro é importante fazer um tratamento com uma nutricionista. Para mais informações sobre meu atendimento clique aqui.

 

Com carinho,

 

Fernanda Giacomo

Nutricionista Comportamental (CRN3 13525)

Analista Corporal

Advanced Coach Practitioner  com especialização em Lifestyle Design

Gestora de Programas de Qualidade de Vida

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

Importante:  usamos cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes para fins de publicidade e direcionamento de anúncios. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Open chat