emagrecimento mulheres

PORQUE O EMAGRECIMENTO É DIFERENTE PARA MULHERES?

O fato de ser mulher e tratar muitas mulheres, me fez perceber que o emagrecimento é um pouco diferente quando comparamos com o emagrecimento de homens. Quando mais jovem acreditava que isso não influenciava muito mas, depois que passei por um processo de aumento de peso e vários probleminhas de saúde, mesmo com todo o conhecimento que tenho sobre cuidado com saúde, comecei a entender melhor o porquê nós mulheres devemos levar em consideração alguns aspectos importantes quando falamos de emagrecimento.

 

1.Perfil Hormonal:

Nosso corpo foi feito para gerar bebês. Um dos motivos pelo quais precisamos ter uma reserva de gordura corporal maior, já que a gordura é uma reserva energética.

Os principais hormônios femininos são estrogênio e progesterona. Os dois são responsáveis pela regulação do ciclo menstrual, porém o estrogênio interfere diretamente na produção e distribuição de gordura no corpo e a progesterona na retenção de líquidos. Em casos de desregulação hormonal ou simplesmente durante o ciclo menstrual, é mais difícil o processo de emagrecimento.

2.Ciclo menstrual:

As flutuações hormonais que acontecem durante 28 dias, além de interferir na oscilação do peso também influenciam o aspecto emocional e que pode interferir no comportamento alimentar. Que mulher não tem certas vontades quando está pra menstruar?

A sensação que muitas mulheres me relatam é de que sentem estacionam ou até mesmo regridem em um determinado período do mês. E realmente, isso pode acontecer.

Para saber mais sobre as fases da mulher durante o ciclo menstrual e como isso interfere inclusive na nossa personalidade clique aqui.

 

3.Papel na sociedade (e o reflexo disso na autocobrança e questões emocionais):

Por mais que nossa realidade moderna seja moderna e a mulher já está muito bem posicionada no mercado de trabalho, ainda temos a mulher como maior responsável pelos cuidados com a casa e pelos filhos. Essa sobrecarga de atividades e cobrança de papéis faz com que as mulheres fiquem mais esgotadas e deprimidas, interferindo nas questões hormonais, comportamentos alimentares e encontrar tempo para se cuidar. 

4.Cobrança para se encaixar em padrões estéticos:

Tenho falado muito sobre a questão de respeitar nosso perfil corporal e buscar a saúde integral dentro do que é nosso, não do que é imposto para nós. Não sou incentivadora da obesidade pois sabemos que é uma doença que possui uma série de consequências, porém, as mulheres que possuem o corpo mais arredondado e volumoso, têm que buscar a aceitação com amor e carinho. Querendo ou não esse corpo é um presente das nossas ancestrais! E a fato de ter um corpo arredondado e volumoso não quer dizer que ele precisa ser obeso. Dentro das características físicas desse corpo é importante adquirir hábitos de vida para que se tenha um corpo e uma mente saudável.

Para ter mais informações sobre padrões estéticos clique aqui.

 

Por esses motivos, e olha que eu coloquei somente os principais, temos que ter um olhar mais amplo e acolhedor quando tratamos o público feminino. Nós mulheres nos cobramos e somos cobradas demais e ao buscar ajuda para emagrecer e cuidar da saúde devemos buscar profissionais que nos tratem com respeito e de forma individualizada.

O emagrecimento para mulheres é diferente mas não é impossível!

 

E o que devemos fazer para resolver essa questão?

Temos que ter compaixão com a história do nosso corpo e compreender como todos esses fatores agem em nossa vida. De acordo com o impacto de cada um deles em nossa saúde é importante tomar algumas decisões: eu quero mesmo mudar minha realidade? O que posso começar a fazer para começar um processo de mudança? Estou disposta a abrir mão de determinadas coisas para ter uma vida mais equilibrada e uma saúde melhor?

 

A partir do momento que essas decisões são tomadas e perguntas respondidas estaremos no caminho certo para emagrecer com saúde. E o mais importante: no ritmo. Na sua velocidade.

Com carinho,

 

Fernanda Giacomo
Nutricionista Comportamental (CRN3 13525)
Analista Corporal
Advanced Coach Practitioner  com especialização em Lifestyle Design
Gestora de Programas de Qualidade de Vida
P.S: Para conhecer um pouco mais sobre minha metodologia de trabalho direcionada para mulheres clique aqui

Related Posts

2 Responses
    1. Fernanda Giacomo

      Olá Miriam! Que bom que gostou! Eu mesma gostaria de ter tido acesso à essas informações antes. Com certeza não me cobraria tanto. Hoje é fácil de entender porque alguns dias são mais difíceis do que os outros. Como você disse, precisamos nos aceitar e repeitar! Grande beijo!

Deixe um comentário

Importante:  usamos cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes para fins de publicidade e direcionamento de anúncios. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Open chat