Observando as redes sociais que divulgam hábitos alimentares saudáveis e os comentários do público sobre cada post ou relato, vejo aumentar cada vez mais o número de pessoas neuróticas com a alimentação. O engraçado é que hoje essa neura não está tão relacionada com calorias como era há um tempo e sim com os alimentos propriamente ditos e suas preparações.
De que forma isso acontece?
Fotos de preparações gourmet saudáveis “bombam” na internet e os leitores ficam alucinados com essas preparações. Realmente, é de encher os olhos e atiçar o apetite!
O grande problema da “gourmetização” da alimentação saudável é que, mesmo as preparações diferenciadas sendo muito saborosas, muitas vezes podem ser difíceis de incluirmos em nossa alimentação do dia a dia.
Pode ser que fazer um pão sem glúten com batata doce ou uma mousse de alfarroba para a sobremesa da semana para alguns seja a coisa mais fácil do mundo. Para outros pode ser algo mais complexo.
Quais as consequências dessa neura?
O que devemos ter consciência é que só porque eu não consigo fazer o tal mousse de alfarroba durante a semana eu não vou deixar de ter resultados. E se eu não gostar da batata doce? Como fico? Não vou ter resultados positivos só porque não como a batata doce? Mas é claro que vai!
Nós temos uma oferta absurda de alimentos e não é só porque você não gosta de um que o mundo vai acabar. O mais importante de tudo é procurar não excluir nenhum grupo alimentar inteiro (a não ser que haja alguma justificativa clínica para isso). Carboidratos, proteínas de origem animal e vegetal, gorduras boas, leites e derivados, vegetais e frutas devem fazer parte da nossa alimentação diária.
Atendo clientes aflitos e com medo de não atingirem seus resultados, pois as referências que têm de alimentação saudável são baseadas em posts e relatos de redes sociais. Outro tipo de cliente que atendo bastante é aquele que demorou um tempão para agendar uma consulta, pois achava que iria ter várias privações e sair da minha sala com uma lista de coisas impossíveis de se encontrar.
Existe uma luz no fim do túnel!
É interessante observar como as referências de alimentação saudável mudaram nos últimos anos. Parece que quanto mais diferente, mais complexa e mais exclusiva for a dieta proposta, mais ela é valorizada.
Tenho como propósito no meu trabalho desmistificar essa referência. Como eu disse: uma comidinha gourmet é legal? Claro que é! Mas não precisa ser todo dia. Uma das coisas que mais me deixa feliz é ouvir dos meus clientes: “Fer… estou conseguindo seguir com facilidade o que você me passou. Está mais fácil do que eu imaginava!”. Esse feed back me diz que esse cliente vai conseguir sustentar a nova proposta alimentar e os resultados vão aparecer. É lindo isso!
O que você pode fazer para sair da neura?
Se você também é adepto da simplicidade e não quer saber de neura com a alimentação veja se as recomendações abaixo fazem sentido pra você e, se fizer, procure aplicar no seu dia a dia:
- A alimentação saudável e equilibrada deve ser simples.
- É mais importante que seu carrinho de supermercado tenha mais alimentos in natura do que embalagens de alimentos industrializados.
- Não é necessário incluir alimentos exóticos ou muito diferentes dos alimentos que temos em nossa cultura.
- É claro que se a sua referência de alimentação é muito ruim será necessário fazer inclusões de alimentos mais nutritivos, mas não é pra ser algo difícil ou sofrido.
- Se você incluir alimentos fáceis de encontrar para comprar e simples de preparar, com certeza será possível manter a rotina alimentar saudável por tempo indeterminado.
VIVA A SIMPLICIDADE!
Com carinho,
Fernanda
-
Para saber informações sobre consulta presencial (Campinas – SP) ou online (qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet), acesse essa página.
-
Quer saber como ter atitudes que vão te ajudar a emagrecer? Conheça o meu curso 100% online Atitudes que Emagrecem.
-
Saiba quais são e como lidar com os Sabotadores do Emagrecimento Feminino através do meu e-book gratuito.
-
Se você quer uma ferramenta para identificar como está sua relação com a comida, conheça o meu Planner de Alimentação Saudável, disponível gratuitamente.