Saiba o que são comportamentos sabotadores e de que forma podem fazer com que tenha dificuldades para emagrecer.
Se você acredita que comida e pessoas são sabotadores que fazem você ter dificuldade para emagrecer, saiba que você está enganado! Nesse artigo vou te apresentar quais os COMPORTAMENTOS SABOTADORES, como surgiram, como funcionam e como aprender a viver com eles e mesmo assim conquistar nossos objetivos.
Levante a mão quem nunca acreditou uma coxinha ou um delicioso brigadeiro poderiam ser os vilões do emagrecimento?
Pois é… muita gente acha que comida é um sabotador do emagrecimento. Muita gente acha que pessoas são sabotadores do emagrecimento. Aquela amiga que sempre aparece com um bolinho no trabalho ou o marido que adora te chamar para um “vinhos e queijos”… esses sabotadores!
Mas sabotador não é isso não! Quando falamos de sabotadores estamos falando de comportamento. Algo que desenvolvemos ao longo da vida. Não é algo material.
Podemos dividir os comportamentos sabotadores em dois grupos: Comportamentos inconscientes e Comportamentos aprendidos. Os dois grupos interferem da mesma forma na sua dificuldade de emagrecer.
COMPORTAMENTOS SABOTADORES INCONSCIENTES:
Segundo o livro Inteligência Positiva de Chamine Sherzad, existem dez comportamentos sabotadores sendo que um deles, o Crítico é o principal, o pai de todos. E aliados à esse crítico, podemos ter uma associação de mais alguns sabotadores que vão agir como seus cúmplices. Os outros nove sabotadores são: Vítima, esquivo, controlador, hiper realizador, insistente, inquieto, Hiper racional, hiper vigilante e prestativo. Todos nós temos comportamentos sabotadores, sem exceção.
Os sabotadores foram desenvolvido em nossa infância pela nossa mente como uma forma de proteção à uma ameaça real ou percebida por nós quando éramos criança. Mas como assim nossa mente cria um comportamento sabotador para nossa defesa? Sei que parece estranho mas nossa mente tem uma forma de agir em nossa defesa e proteção de forma incondicional e um comportamento sabotador faz com que passemos por determinada situação ou fase da vida vivos.
É importante compreender que esse sabotador se desenvolveu através do olhar de uma criança, ok? Por isso até um certo ponto da nossa vida eles foram úteis para nós. E que o um único sabotador vai agir em várias áreas da sua vida. Exemplo: uma mulher que é hiper realizadora e faz um monte de coisa pode ter problemas na relação com os filhos por não conseguir dedicar seu tempo para eles quanto para emagrecer por não ter tempo para se exercitar, preparar suas refeições e fazer compras de alimentos mais nutritivos.
O problema é quando nos tornamos adultos e esses sabotadores começam a atrapalhar nossa vida, pois adultos, muitas vezes já não vão precisar mais daquela proteção. Temos capacidade de nos defender, porém nossa mente não entende isso e nosso querido sabotador continua lá… lindo e ativo!. Isso ocorre porque se tornou algo inconsciente.
E a questão de não termos consciência desses sabotadores na vida adulta é que eles atrapalham nosso desenvolvimento pessoal, nossas relações e nossa evolução.
Quando temos consciência de que os sabotadores existem e quais são os nossos, a reação inicial é ficar com raiva deles (pergunte como eu sei disso…) mas não fique assim. Eles foram importantes para nós em algum momento da nossa vida, de verdade. Para nos defender de uma dor real para nós. E uma das coisas que aprendi ao longo da minha jornada de autoconhecimento é que “da nossa maior dor nasce nosso maior recurso”. Ou seja: da sua dor você também desenvolveu suas maiores habilidades. Um não existe sem o outro. Portanto aceite, entenda o origem do sabotador e se observe para entender quando é você que está no comando e quando é o seu sabotador. Somente assim conseguimos lidar com ele.
COMPORTAMENTOS APRENDIDOS:
Como o próprio nome diz são os comportamentos que aprendemos ao longo da vida. E dependendo do que aprendemos em relação à alimentação e saúde, de como foi nossa educação nutricional na infância e a cultura alimentar de onde crescemos, isso pode se tornar um problema.
Vou dar dois exemplos: Se uma pessoa cresceu num ambiente onde ela ouvia o tempo todo que determinados alimentos engordam e por isso são ruins e outros alimentos são para quem quer emagrecer e por isso são bons, a chance dela crescer condicionada a acreditar em alimentos bons e ruins é muito grande. O mesmo serve para pessoas que acreditam que para emagrecer tem que fechar a boca, tomar remédio, passar fome, se matar na academia de fazer exercícios, que não pode comer comida gostosa (pois ainda existe a crença de que comida nutritiva é ruim e sem sabor).
Outro exemplo é em relação a cultura alimentar. Tive alguns clientes que, devido ao local que nasceram e cresceram, tinha o costume de consumir muitos alimentos fonte de carboidratos na mesma refeição (tubérculos e farinhas) além de ter uma baixa ingestão de folhas e vegetais. Apesar de ser uma questão cultural sabemos que o consumo excessivo de carboidratos assim como o baixo consumo de hortaliças pode provocar uma série de problemas como diabetes, obesidade e carências nutricionais.
Independente da combinação de sabotadores que temos é importante ter consciência de uma coisa: comportamentos não fazem parte do nosso DNA portanto, podem ser modificados. É claro que para alguns pode ser difícil abrir mão de determinados comportamentos pois já estamos acostumados com eles porém ter a consciência de como eles podem afetar negativamente a nossa vida e ter clareza do que desejamos para nós serve de motivação para mudar.
Se você entendeu que sua dificuldade de emagrecer sofre interferência dos sabotadores e deseja emagrecer de forma respeitosa e consistente não tem como escapar: tem que olhar e enfrentar esses sabotadores. Mas esse enfrentamento tem que ser carinhoso. Afinal eles fizeram parte da nossa história e nos defenderam. Devemos agradecer e seguir em frente!
Com carinho,
Fernanda
Se você compreendeu que os comportamentos sabotadores fazem como que você tenha dificuldade de emagrecer, saiba que é possível aprender a conviver com eles, como expliquei nesse artigo. Se você sente que mesmo com esse conhecimento precisará de uma ajudinha pode contar comigo! Eu preparei um curso 100% online onde te ensino a se preparar para o emagrecimento através de quatro pilares: Autoconhecimento – Planejamento – Organização – Conhecimento sobre nutrição.
Para saber mais informações sobre o curso clique aqui.